GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ÁFRICA E SEUS ENCANTOS


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A TURMA DO NONO ANO...











CARACTERÍSTICAS DO CONTINENTE AFRICANO

GEOGRAFIA

O continente africano está dividido em dois: África islâmica e África Subsaariana. Ele apresenta uma grande diversidade cultural, religiosa e social.

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.
É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e micro-organismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos para os animais maiores.
No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas.
Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os Africanos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim para a consolidação da cultura no Brasil.
O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista, formada por religiões nativas.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

UM MOMENTO PARA O PIQUENIQUE COM GEOGRAFIA... ESTA É A TURMA DO SEXTO ANO... Esta turma também participou da produção de vários mapas do continente africano e imagens relacionadas a aspectos físicos e humanos da África.