GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - SOCIOLOGIA - CIDADANIA


Os benefícios das aulas de música são vistos desde os primeiros anos escolares.




A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. 
Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar. 
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. 

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.
Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

A PROFESSORA GISLAINE ESPERAM . TER AGRADADO TODOS VOCÊS COM ESSA REPORTAGEM.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

7/8ª SEGUNDO ANO ( TRIMESTRE CEJA 2012 SEGUNDO ANO FUNDAMENTAL)





Somewhere Over The Rainbow

Leona Lewis


Somewhere over the rainbow
Way up high
And the dreams that you dreamed of
Once in a lullaby ii ii iii
Somewhere over the rainbow
Blue birds fly
And the dreams that you dreamed of
Dreams really do come true ooh ooooh

Em algum lugar além do arco-íris
Bem lá no alto
E os sonhos que você sonhou
Uma vez em um conto de ninar
Em algum lugar além do arco-íris
Pássaros azuis voam
E os sonhos que você sonhou
Sonhos realmente se tornam realidade


                                                                  
Someday I'll wish upon a star
Wake up where the clouds are far behind me ee ee eeh
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney tops thats where you'll find me
Somewhere over the rainbow blue birds fly
And the dream that you dare to,why, oh why can't I?

Algum dia eu vou desejar à uma estrela
Acordar onde as nuvens estão muito atrás de mim
Onde problemas derretem como balas de limão
Bem acima dos topos das chaminés é onde você me encontrará,
Em algum lugar além do arco-íris pássaros azuis voam
E o sonho que você desafiar, por que, porque eu não posso?
Well I see trees of green and
Red roses too,
I'll watch them bloom for me and you
And I think to myself
What a wonderful world


Bem, eu vejo árvores verdes e
Rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer pra mim e pra você
E eu penso comigo mesmo
Que mundo maravilhoso

Well I see skies of blue and I see clouds of white
And the brightness of day
I like the dark and I think to myself
What a wonderful world


Bem eu vejo céus azuis e eu vejo nuvens brancas
E o brilho do dia
Eu gosto do escuro e eu penso comigo
Que mundo maravilhoso
The colors of the rainbow so pretty in the sky
Are also on the faces of people passing by
I see friends shaking hands
Saying, "How do you do?"
They're really saying, I...I love you
I hear babies cry and I watch them grow,
They'll learn much more
Than we'll know
And I think to myself
What a wonderful world (w)oohoorl


As cores do arco-íris tão bonitas no céu
Também estão no rosto das pessoas que passam
Eu vejo amigos apertando as mãos
Dizendo, "como você está?"
Eles estão realmente dizendo eu... eu te amo!
Eu ouço bebês chorando e vejo eles crescerem,
Eles aprenderão muito mais
Do que nós sabemos
E eu penso comigo mesmo
Que mundo maravilhoso.
Someday I'll wish upon a star,
Wake up where the clouds are far behind me
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney top that's where you'll find me
Oh, Somewhere over the rainbow way up high
And the dream that you dare to, why, oh why can't I?


Algum dia eu vou desejar à uma estrela
Acordar onde as nuvens estão muito atrás de mim
Onde problemas derretem como balas de limão
Bem acima dos topos das chaminés é onde você me encontrará,
Em algum lugar além do arco-íris bem lá no alto
E o sonho que você desafiar, por que, porque eu não posso?








ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS:PROFESSORES:                GISLAINE FERNANDES DOS SANTOS. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
JOSÉ RUBENS. DISCIPLINA DE HISTÓRIA.

       Hoje é o meu primeiro dia de aula na área de ciências humanas e suas tecnologias. Neste texto estarei  admirando alguém. Irei apresentar ao grupo alguns comentários acerca dessa pessoa a quem Admir. Seja ela viva ou morta, não importa sua nacionalidade, nem tampouco seu prestígio junto a sociedade.”
...................................................................................................................................



PARA COLORIR CLIQUE AQUI.


SOBRE AS REGIÕES BRASILEIRAS: CONHECENDO O MEU PAÍS.

CLIQUE AQUI...

http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm

Brasil divisao regional: Exercícios

http://geofundamental.blogspot.com.br/2009/10/brasil-divisao-politica-e-regional.html
REGIÃO NORDESTE EXERCÍCIOS.

nordeste:
 http://professoralucienne.blogspot.com.br/2010/09/exercicios-regiao-nordeste.html

sudeste
http://professoralucienne.blogspot.com.br/2010/09/cartografia-mapa-regiao-sudeste.html

centro-oeste
http://geofundamental.blogspot.com.br/2009/11/b.html
http://geofundamental.blogspot.com.br/2009/11/regiao-centro-oeste-divisao-politica-e.html

Durante o trimestre estudaremos: GEOPOLÍTICA:

PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS
http://geofundamental.blogspot.com.br/2012/05/divisao-politico-economica-do-mundo.html
DIVISAO GEOGRÁFICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
http://geofundamental.blogspot.com.br/2012/04/regionalizacao-divisao-geografica-da.html


América Central , continental, e insular -aspectos economicos

http://geofundamental.blogspot.com.br/2010/11/america-central-continental-e-insular.html


América do Sul
http://geofundamental.blogspot.com.br/2009/10/este-exercicio-realizei-com-os-alunos.html
Estados Unidos -Recursos Minerais.

http://geofundamental.blogspot.com.br/2010/09/estados-unidos-recursos-minerais.html


Regionalização do mundo pela origem histórica

http://geofundamental.blogspot.com.br/2010/05/regionalizacao-do-mundo-pela-origem.html

CEI - Uso da Terra.
http://geofundamental.blogspot.com.br/2010/09/cei-uso-da-terra.html


População Pré-Colombiana do continente americano

http://geofundamental.blogspot.com.br/2010/04/populacao-pre-colombiana-do-continente.html

Principais Blocos econômicos do mundo

http://geofundamental.blogspot.com.br/2010/03/principais-blocos-economicos-do-mundo.html

África : Limites e Divisão Política

http://geofundamental.blogspot.com.br/2009/11/esta-atividade-tem-base-na-colecao.html



REVISÃO:

VAMOS FAZER REVISÃO: GEOGRAFIA FÍSICA.
1)        Sobre o relevo: Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
         ( 1 ) Relevo            (     ) São as maiores elevações  da
                                              superfície terrestre
         ( 2 ) Planície          (     ) Áreas mais baixas em relação às
                                              áreas vizinhas
         ( 3 ) Montanhas      (     ) As formas da superfície
                                              terrestre
         ( 4 ) Planaltos         (     ) Áreas irregulares onde a erosão é
                                              maior que a deposição
         ( 5 ) Depressões     (     ) Áreas planas onde a deposição é
                                              maior que a erosão

2) Sobre o relevo  brasileiro:
1
Forma da superfície terrestre
Regular
plana
irregular
2
Diferentes formas de como se apresenta a superfície terrestre.
relevo
clima
vegetação
3
Formas de relevo predominantemente no território brasileiro
Planaltos ,
Planícies, depressão
Montanhas e
vales
Morros e planícies
4
É uma região de terras baixas.
vale
Planície
depressão
5
O relevo brasileiro está desgastado pela
vegetaçao
erosão
serra






Complete:
a)O ponto mais alto do Brasil é o ............................. com .......................... metros.



OBRIGADA POR CONSTRUIR CONHECIMENTO COMIGO:
GEOGRAFIA: PROFESSORA GISLAINE.

1)    CRIE UM TÍTULO PARA ESTE MAPA;
_______________________________________________________________________________________
2)    CONCLUA A LEITURA E A COMPLETE AS LACUNAS DE ACORDO COM SEUS CONHECIMETOS A RESPEITO DO BRASIL :

a)  A linha imaginária no  mapa  acima, significa o Tratado de --------------------- que estabelecia os limites entre as terras ------------------------- e ...........................
b) “Um território, para ter seus limites definidos, é demarcado por fronteiras”.
  Explique o que determinam essas fronteiras.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) A diferença entre o território do Brasil nesses mapas é que o tamanho do território brasileiro em 1494  é bem ......................... (menor, maior) do que o tamanho do mapa do Brasil atual.
f) O território brasileiro se modificou tanto, pois habitantes daquela época tomaram posse de .................. que não eram BRASILEIRAS.
2) Marque V ou F.
a)    (   ) Os territórios tem se os limites definidos, e demarcados.Porém as fronteiras que são construções humanas ou elementos naturais como rio ou montanhas  não são fixas, elas mudam de acordo com os interesses dos povos que ocupam os lugares no decorrer do tempo.
b)    (  ) O Brasil  nem sempre apresentou as mesmas dimensões territoriais que possui hoje.
c)    (  ) O território brasileiro é uma construção histórica que se iniciou com o Tratado de MADRI, assinado entre Portugal e Espanha, em 1494, para dividir as terras que tinham sido encontradas no período histórico conhecido por Grandes Navegações.
d)    (   ) Durante o Tratado de Tordesilhas o território brasileiro abrangia menos da metade do território que ocupa atualmente.
________________________________________________________________________________
AS FORMAS DE REGIONALIZAR O BRASIL:
Regionalização do IBGE: oficial do Estado, leva em consideração as fronteiras políticas dos estados. Vantagem: maior disponibilidade de material para pesquisa e maior divulgação na mídia. Desvantagem: desconsidera aspectos naturais e socioeconômicos importantes na fragmentação do território, além disso, o número de regiões para estudar é maior.


Regiões Geoeconômicas ou Complexas Regionais: elaborada na década de 1960 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considera características históricas, naturais e econômicas sem se preocupar com as fronteiras políticas interestaduais. 
Vantagem: estabelece critérios mais relevantes, do ponto de vista conceitual, na individualização das partes do território brasileiro.
 Desvantagem: escassez de material pedagógico.


Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal.[9][10] No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes, sendo então a quarta cidade brasileira mais populosa.[nota 1][5] Brasília também possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Brasil (40 696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60 592,00 reais).[13] Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Brasília-Anápolis-Goiânia a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls.[14] O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.





Região Sul

Danças típicas: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.
Festas tradicionais: de Nossa Senhora dos Navegadores, em P. Alegre ; da uva, em Caxias do Sul; da cerveja, em Blumenau ; festas juninas; rodeios.
Lendas: Negrinho do Pastoreio, do sapé, tiaracaju do boitatá, do boi- guaçú, do Curupira, do Saci-pererê.
Pratos típicos: o churrasco, o arroz-de-carreteiro, a feijoada, o fervido.
Bebidas típicas: o chimarrão, feito c/ erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.

Região Sudeste

Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque.
Lendas: do Lobisomem, da Mula-sem-cabeça, da Iara, da Lagoa Santa.
Pratos típicos: tutu de feijão, feijoada, lingüiça, carne de porco.
Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica.

Região Centro-Oeste

Danças típicas: das tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor .
Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.
Lendas: do pé-de-garrafa, o Lobisomem, do Saci-pererê, do Ramãozinho.
Pratos típicos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
Bebida: a mais comum é o chimarrão.
Região Nordeste
Danças típicas: o frevo, o bumba-meu-boi, o maracatu, o baião, a capoeira, os caboclinhos, o bambolê, a congada, carvalhada e as cirandas.
Festas populares: do Senhor do Bonfim, N. S. da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará. 

Região Norte

Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.
Festas: do Círio de Nazaré (Belém), indígenas.
Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.
Lenda: do Sumaré, da mãe-d’água, do Curupira, da vitória-régia, da mandioca, do uirapuru.
Pratos típicos : caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi .
VEJA MAIS SOBRE FOLCLORE




                Fonte:livros, revistas, jornais,(em casa, biblioteca etc.), internet, entrevistas,trabalho de campo (museu etc.)
                  1)      Qual é o instrumento musical mais difícil de aprender a tocar?
2)      Que tipo de música eles ouvem no Centro-Oeste?
3)      Como será que eles dançam?
4)      Quem são os cantores e dançarinos mais famosos de lá?
5)      Como são as danças das festas da região Centro-Oeste?
6) ........................................................................................................
7)........................................................................................................
8)........................................................................................................
9)........................................................................................................
10)..........................................................................................................



Geografia e Música - Amanheceu, Peguei a Viola

Amanheceu, peguei a viola Almir Sater Composição: Renato Teixeira

Amanheceu, peguei a viola botei na sacola e fui viajar Sou cantador e tudo nesse mundo, vale pra que eu cante e possa praticar. A minha arte sapateia as cordas E esse povo gosta de me ouvir cantar.

Amanheceu, peguei a viola botei na sacola e fui viajar Ao meio-dia eu tava em Mato Grosso, do sul ou do norte, não sei explicar. Só sei dizer que foi de tardezinha, Eu já tava cantando em Belém do Pará.

Amanheceu, peguei a viola botei na sacola e fui viajar

Em Porto Alegre um tal de coronel, pediu que eu musicasse um verso que ele fez. Para uma China, que pela poesia, Nem lá em Pequim se vê tanta altivez. Amanheceu, peguei a viola botei na sacola e fui viajar

Parei em Minas pra trocar as cordas, e segui direto para o Ceará. E no caminho fui pensando, é lindo, Essa grande aventura de poder cantar. Amanheceu, peguei a viola botei na sacola e fui viajar

Chegou a noite e me pegou cantando, num bailão, no norte lá do Paraná. Daí pra frente ninguém mais se espanta, E o resto da noitada eu não posso contar. Anoiteceu, e eu voltei pra casa, Que o dia foi longo e o sol quer descansar.


Trabalhando com a música


a) Faça uma lista dos estados brasileiros e das capitais do Brasil citados na música.


b) Escolha duas capitais mencionadas na música, em seguida utilize um mapa do Brasil Político e calcule a distância, em linha reta, entre elas.


c) Ilustre a canção.



Trabalhando com o Texto
Texto 1 - Brasil com "S"

"A partir do momento que a gente preserva alguma coisa na vida, acho que isso é cultura", acredita um brasileiro.
"É tudo o que você aprende, observa", diz uma senhora.
"Eu acho que a cara do Brasil é a cara da diversidade", opina o ator Lázaro Ramos.
A festa de Halloween é uma tradição importante na cultura americana que já é imitada em algumas cidades brasileiras. É o Dia das Bruxas. É claro que os americanos não estão nem um pouco interessados em copiar as festas juninas, nem o Carnaval. Imagine só, na época do Halloween lançaram aqui no Brasil um cartão telefônico para divulgar o Dia das Bruxas de lá. "Não porque a gente tem outras festas parecidas, mas porque não diz respeito à gente", alega Danilo Miranda, do Sesc. Em uma rua chique da Zona Sul de São Paulo, parece que a gente está numa cidade americana. Como a maioria da população do Brasil só fala português, só mesmo com ajuda de intérprete para entender o que está escrito nas vitrines: em vez de liquidação, lojas anunciam sale, que é liquidação em inglês. Outras, em vez de desconto, Off, que é desconto em inglês.
"Esse é o modo de vida internacional e talvez daqueles que não querem ser brasileiros. É mais chique", opina Maria Helena, professora da Universidade de São Paulo, USP.
"A gente tem a tendência de achar sempre que o que vem de fora é bom, e não saber dar valor para o que é nosso, que é tão bonito. Gente, os gringos ficam tão malucos com a nossa cultura, porque a gente não fica?", questiona Deborah Evelyn, atriz. E se a turminha que gosta de fazer de conta que vive em outro país fundasse uma televisão só com programação importada? "Se algum brasileiro só for ver histórias e filmes estrangeiros, vai ser mais ou menos como alguém que só assiste notícias internacionais, vai viver alienado do mundo", pensa Guel Arraes, diretor de TV.
"Hoje, a situação atual já é uma situação onde o produto cultural estrangeiro, no caso do Brasil, tem uma presença muito grande. Toda a questão é: será que essa presença, essa opção do público, é em função da oferta desse produto ou da ausência de uma política para que se produza mais conteúdo brasileiro?", indaga Gilson Schartz, outro professor da USP.
"Ninguém aqui tem superalimentação para ter um time de basquete com três metros de altura, então, a gente vai ter que descobrir dentro disso, até por uma questão de necessidade de identidade, uma coisa mais parecida e mais próxima, que a gente se reflita e faça com que a gente se sinta mais em casa", lembra Carolina Ferraz, atriz. Sinta-se em casa, então. Tá na cara que os móveis e todos objetos dos designers Irmãos Campana, de São Paulo, são brasileiros. "Nós tentamos falar, com raízes brasileiras, uma linguagem internacional nos nossos móveis", afirma Fernando Campana, desenhista industrial. Em vez de copiar uma coisa importada, eles preferem a rota inversa: exportam bastante. Fazem tanto sucesso que até recebem convites. "Eu vejo muitos jornalistas me perguntarem se eu gostaria de viver fora. Eu digo que não, meu país é o Brasil, eu me inspiro aqui. É tão bacana você falar que é brasileiro. É um passaporte para ser bem recebido em qualquer lugar", complementa Campana. O grupo Corpo, de Belo Horizonte, segue a mesma rota: cria e se apresenta pelo Brasil e só depois mostra a sua arte também pelo mundo. Já se apresentaram em 24 países, dos Estados Unidos à França, da Inglaterra à Alemanha. "Sete Minutos", peça escrita por Antônio Fagundes, depois de ser assistido por mais de 200 mil pessoas no Brasil, o espetáculo foi "exportado" para Portugal. "A gente é reconhecido fora do Brasil como portadores da cultura brasileira, no sentido de que o nosso teatro, a nossa televisão, o nosso cinema, modificam as pessoas que entram em contato com esses produtos", comenta Antônio Fagundes. O maracatu é uma tradição de Pernambuco. "O Chico Science pegou os temas de maracatu e botou na música eletrônica. Com isso, ele reavivou os maracatus. Os maracatus estavam morrendo. O Chico Science fez isso porque vinha de um grupo de maracatu, certo? Eles estavam com aquilo no sangue", aponta Neide Rodrigues Gomes, do Museu do Folclore. Chico Science tinha o maracatu no sangue. Todo brasileiro também tem a nossa cultura correndo nas veias. Um pouquinho mais, um pouquinho menos, cada um escolhe. Só que a melhor receita é aquela: cultura brasileira forte, que convive muito bem com tudo que chega de qualquer lugar. A tradição que se renova, transforma, surpreende. Felizmente é a cultura que faz a cara do Brasil.


Texto 2

Vamos ler o que diz a constituição do Brasil sobre a cultura em nosso país.


Título VIII
Da Ordem Social
Capítulo III
Da Educação, da Cultura e do Desporto
Seção II
Da Cultura

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
§ 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.
Fonte disponível em:
www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/

Por dentro do Texto

1 – Pesquise o significado que as palavras a seguir têm no Texto 1 : intérprete, gringo, estrangeiro, maracatu, reavivar.

2 – Qual o significado do título do texto 1: Brasil com “s”.

3 – Tente explicar a frase: “ A cara do Brasil é a cara da diversidade”.

4 – Você usa em seu vocabulário palavras que não são da língua portuguesa? Se a resposta for afirmativa, anote a seguir algumas dessas palavras.

5- No lugar onde você mora há incentivos do governo para que as manifestações da cultura brasileira possam acontecer, conforme afirma nossa constituição?

6 – Na sua opinião, quem dá mais valor às manifestações culturais brasileiras são as pessoas de outros países ou os próprios brasileiros? Por quê?
Atividades extraídas da coleção Projeto Vida Nova - Educação de Jovens e Adultos - Editora IBEP.
 Olá! Aqui é a prof. Gislaine, pretendo trabalhar o litoral brasileiro. Espero que curtam o texto nº 01.
O litoral brasileiro é muito extenso.
Ele é banhado pelo oceano Atlântico e estende-se do Cabo Orange, no Amapá, até o arroio Chuí no Rio Grande do Sul.
       O nosso litoral dispõe dos seguintes recursos: pesca, exploração de petróleo, de calcário, de sal, construção de portos etc.
       Ao longo da costa, existe um conjunto de ilhas marítimas que se dividem em dois grupos: costeiras e oceânicas.
       As costeiras estão próximas ao litoral, se encontram apoiadas  na parte do relevo do continente que avança para o mar. Algumas ilhas costeiras muito conhecidas abrigam capitais de estado como        São Luis (MA), Vitória (ES) e a ilha de Santa Catarina, onde s situa a capital Florianópolis. As ilhas oceânicas são aquelas distantes do litoral, são ilhas que estão apoiadas no fundo do oceano. As principais ilhas oceânicas são os arquipélagos de Fernando de Noronha, atol das Rocas, os penedos de São Pedro e São Paulo, as ilhas de Trindade e Martim Vaz. O Brasil possui ainda algumas das maiores ilhas fluviais do mundo, como a ilha de Marajó, localizada na foz do rio Amazonas, no estado do Pará. Ela é considerada a maior ilha  flúvio - marinha do mundo.

Esse texto 02  é muito massa!
       Sou cristalina e fresca Salgada e doce Todos dependem de mim; Sou vida. Existo nos rios, nos lagos e mares, Nas geleiras e até nos lençóis subterrâneos Corro nos leitos e pulo de altas quedas; Banho-te todos os dias e mato tua sede; Alegro as plantas quando as rego, E balanço os barcos nos mares. Você acha que sou farta, por isso me desperdiça. Você me  polui, me maltrata. Estou morrendo e você nem percebe.
Autora: Pereira, Kátia Silva.


Entendimento do texto 1
1-Complete:

a)   O litoral brasileiro vai do ........................................... no Amapá até o .................................... no Rio Grande do Sul.
b)   B) A ilha de ......................................... localiza-se na foz do rio Amazonas e é considerada a maior ilha .................................................... do mundo.

2 – É com você garoto (a)!

a)   Como podemos dividir as ilhas marítimas?...........................................................................
b)   Onde ficam as ilhas costeiras?.............................................................................................
c)   Quais são as ilhas costeiras mais conhecidas?......................................................................
d)   Onde se localizam as ilhas oceânicas?...................................................................................
e)   Quais são as principais ilhas oceânicas?..............................................................................


É com você, essas são as questões referente ao texto 2.

1 - De que importante recurso natural fala o texto?....................................................
2 - Você conhece o mar? ................... Já foi até a praia?........................ Onde?...................
3 - Em caso afirmativo, como são as praias? Elas estão limpas?.............................................................
4- Na sua opinião, o que está causando a poluição dos oceanos e mares? .........................................................................................................................................................
4 - O lugar onde você mora é banhado pelo oceano?..........................
5 - Que oceano banha o litoral brasileiro?.......................................................
6 - Qual a importância da água para os seres vivos?...........................................................................
.............................................................................................................................................................
7- O texto relata onde podemos encontrar a água em nosso planeta. Cite os exemplos fornecidos pela autora........................................................................................................................................
8 - Quais as utilidades da água enumeradas no texto?.................................................................
............................................................................................................................................................
9 - Qual a mensagem final da autora sobre a água ?..............................................................................
.................................................................................................................................................................
10 - Dê uma dica para quem quer colaborar com o  planeta economizando água.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................





UMA VIAGEM COM O MAPA DO BRASIL

Os participantes devem observar atentamente o mapa político do Brasil, identificando o seu município, estado ou região.
Pedir que pensem em pessoas que migraram para outros estados ou regiões do Brasil. Representar os migrantes no mapa do Brasil com alfinetes coloridos. Solicitar que crie uma história sobre o migrante. Por que migrou? Quando? Como? Para onde? O que fazia antes? O que faz agora?
Com barbante percorrer as estradas que o migrante percorreu e utilizando a escala do mapa, estabelecer as distancias.
 


BINGO GEOGRÁFICO


Elabore 30 perguntas e suas respectivas respostas sobre o conteúdo de Geografia. Entregue uma cartela – em branco – contendo 4 linhas e 5 colunas para cada estudante. Em seguida, coloque as 30 respostas no quadro e solicite que os alunos escolham 20 para preencher a cartela. É importante que seja preenchida à caneta, de forma a evitar alterações durante o jogo.
Feito isso, o jogo já pode ser iniciado. O professor deve fazer as perguntas e os alunos vão respondendo. Quem tiver a resposta em sua cartela, marca um X. Ganha o jogo quem for o primeiro a preencher toda a cartela.

TRILHA DA GEOGRAFIA

Confeccionar uma trilha no chão ou papel metro, numerar as casas e fazer fichas com perguntas relacionadas ao tema trabalhado, um dos participantes inicia o jogo, jogando o dado, o número que cair o participante vai andar na trilha se responder a questão, caso não acerte permanece na mesma casa, ou retorna, ganha quem chegar primeiro no final da trilha.

ENCONTRE O PAR

Colocar em cada participante uma ficha com nome do estado ou capital. Os participantes deverão se posicionar em círculo. O orientador dará o comando. Ex: 1, 2, 3 e já( fala o nome de um estado) procure seu par. Cada estado deverá encontrar a capital. Quem errar pagará prenda;
 
OBS: Pode após a brincadeira promover a localização dos estados no mapa;



Presidencialismo Mas o que é isso? Veremos:
O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
Os poderes Executivo e Legislativo mantêm uma relação muito estreita, pois suas áreas de atuação têm muitos pontos de interseção.
O Presidente  é eleito pelo povo de maneira direta ou indireta.
Tem mandato temporário, previsto na Constituição.
O poder executivo é exercido, nesse caso, pelo Presidente da República, auxiliado pelos ministros de estado que são escolhidos pelo próprio presidente. Esse tipo de sistema é adotado, por exemplo, no Brasil, nos EUA e no México.
Podemos destacar, ainda, no sistema presidencialista, características como:
  • Os ministros de Estado são escolhidos pelo presidente, eles cumprem o papel de auxiliares do Presidente da República, o qual tem a liberdade de nomeá-los e de exonerá-los a qualquer tempo, dependendo de sua própria decisão. Apesar disso, cada ministro atua como se fosse um chefe de um grande departamento administrativo, tendo assim, grandes responsabilidades no bom andamento da administração do País.
  • O plano de governo é apresentado pelo presidente durante a campanha eleitoral ao povo, e a concretização desse plano depende única e exclusivamente da decisão e administração do Presidente da República, o qual opta por executá-lo ou não, sem ter que dar qualquer satisfação a qualquer outro poder, exceto a prestação de contas financeiras ou orçamentárias.
  • O poder legislativo não constitui verdadeiramente um parlamento, já que seus membros são eleitos pelo povo e tem mandato temporário, fixado antes mesmo de assumirem seus cargos. É constituído, no caso do Brasil, pelo Congresso Nacional, pelas  Assembléias  Legislativas, pela Câmara Distrital e pelas Câmaras de Vereadores.
Os poderes são separados, Legislativo, Executivo e Judiciário, cada um tem suas atribuições e suas relações são mais rígidas. Apesar da independência eles devem funcionar em harmonia e um deve contribuir para o funcionamento do outro.
Constituição
Constituição é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Nenhuma outra lei no país pode entrar em conflito com a Constituição.
Nos países democráticos, a Constituição é elaborada por uma Assembléia Constituinte (pertencente ao poder legislativo), eleita pelo povo. A Constituição pode receber emendas e reformas, porém elas possuem também as cláusulas pétreas (conteúdos que não podem ser abolidos).
A Constituição brasileira, que está em vigência, foi promulgada pela Assembléia Constituinte no ano de 1988.