GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sábado, 30 de julho de 2011

SORVETERIA: MEUS ALUNOS DO CEJA: PROJETO SOBRE SUSTENTABILIDADE



As fotos são importantes para o projeto



Projetos sendo desenvolvidos com harmonia!

Conferindo todos os elementos da paisagem.

No perímetro urbano.

Local de estudo Sorveteria.

TEMA: PRODUÇÃO, COMÉRCIO, ECONOMIA.CONTEÚDOS  TRABALHADOS JUNTO COM O PROJETO SOBRE A SUSTENTABILIDADE.
NÍVEL:( ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL)





PROJETO, SUSTENTABILIDADE.

Os 5 Rs da educação ambiental em Ação
Conheça a seguir os 5 Rs, ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. Se. você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.
REFLORESTAR, ECONOMIZAR ÁGUA, ENTRE TANTAS AÇÕES DO DIA A DIA. HUM ISSO É MUITO LEGAL!




O estudo da Geografia é bem antigo assim como também é o conceito que ela recebe de disciplina enfadonha e sem nexo. O trabalho de campo surge para acabar com esse pensamento, uma vez que ele comprova que todos aqueles conceitos cansativos e expostos de maneira enciclopédica a respeito da Geografia, na verdade esconde uma grande teia constituída de informações que se inter-relacionam, de maneira que uma depende diretamente da outra para existir.
O trabalho de campo utiliza a metodologia do empirismo para obter seus resultados, e é a partir da observação que se percebe a principal contribuição do trabalho de campo no estudo da Geografia: a consciência de que tudo é formado a partir da relação de interdependência entre os organismos.
Desta forma a Geografia deixa de ser vista como uma disciplina inútil, que se preocupa somente em descrever as formas do relevo, os nomes de rios e etc, e sim como uma forma de se entender as influências que o relevo de certa região tem sobre uma determinada sociedade ou a importância de determinado curso d’água para uma população. 
O trabalho de campo nos faz reviver ou refazer os passos dos geógrafos de séculos atrás, buscando novos fatores que desenvolvam novas ou questionem antigas opiniões. 
Portanto, o trabalho de campo, além de facilitar a visualização e assimilação de conceitos expostos de forma didática, nós remove a idéia de que o seu estudo é de suma importância para o entendimento de vários fatores sociais.
Danielly de Souza Almeida

sexta-feira, 29 de julho de 2011

IDH : PARTE I


6 – EJA3 – Regionalização de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano
●Uma outro critério de divisão e agrupamento dos países do mundo aplicado pelo Banco Mundial e pelo PNDU – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –  tem como base a mensuração ou indicação do nível de desenvolvimento, aspectos que retratam a difusão da riquesa e da pobreza.
●Para avaliar o nível de desenvolvimento, o Banco Mundial usa o critério do PNB per capita, tema já visto em texto anterior, embora o PNB e o PIB per capita permitam comparar o grau de riqueza dos países, pois divide o PIB ou PNB pela população total, esse critério de renda per capita não exprime a realidade socioeconômica interna dos países, pois, não informa sobre a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas daquele país.
●Para suprir essa deficiência foi criado pelo PNDU o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Para o cálculo do IDH é levado em consideração quatro indicadores: ▪Expectativa de vida. ▪Alfabetização de adultos.  ▪Taxa bruta de matrículas.  ▪PIB per capita em dólares PPC ( Paridade do Poder de Compras ).
●IDH e os indicadores sociais considerados para sua obtenção: ▪Expectativa de vida – Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver. ▪Taxa de alfabetização – percentual de adultos com mais de 15 anos que sabem ler e escrever. ▪Taxa de matrícula – razão entre o número total de estudantes no ensino fundamental, médio e superior e a população em idade escolar. ▪PIB per capita – em dólares PPC, essa sigla PPC – quer dizer Poder de Paridade de Compra indica que a conversão em dólares é feita levando em conta o custo de vida em cada país.
6 – EJA3 – Regionalização de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano
1 – Que indicador econômico é aplicado pelo Banco Mundial para classificar as economias ?
2 – O critério aplicado pelo Banco Mundial (PNB per capita), visa indicar quais características de um país ?
3 – Que deficiência podemos apontar no critério de regionalização do mundo aplicado pelo Banco Mundial, isto é, o PNB per capita ?
4 – A criação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – pelo PNDU, tem como objetivo suprir qual deficiência ?
5 – Quais aspectos são levados em consideração no cálculo do IDH, que permite uma visão mais abrangente sobre a qualidade de vida e bem-estar das pessoas ?
6 – Qual o significado de expectativa de vida de uma população ?
8 – Qual o significado de taxa de alfabetização ?
9 – Que procedimento é aplicado para poder comparar-se o poder de compra de cada país ?

REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO EM PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL

5-A Regionalização do

Regionalização do mundo em países do Norte e países do Sul
5 – EJA3 – A Regionalização do mundo em Norte e Sul
O mapa da divisão Norte e Sul,  representa uma outra forma de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres).
Esse mapa expressa uma das formas mais conhecidas de se ver a distribuição da riqueza no planeta, com base no processo de concentração de renda, sedimentou-se a partir da metade do século 20.
Esse critério considera na sua confecção, uma divisão do mundo entre países do “Norte” (países ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (países pobres, em desenvolvimento).
O mapa de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres) não correspondem exatamente aos hemisférios norte e sul definidos pela linha do equador, pelo fato de que países como Austrália e Nova Zelândia, apesar de estarem no hemisfério sul, são incorporados aos países ricos do norte, assim como regiões da África, da Ásia  e da América Latina, que estão no hemisfério norte, mas nesse critério de regionalização, são paises do sul (pobres).
5 – EJA3 – A Regionalização do mundo em países do Norte e países do Sul
Ativando o conhecimento
1 – Que indicador econômico é aplicado pelo Banco Mundial para classificar as economias ?
2 – Explique a rgionalização do mundo em países do Norte e países do Sul.
3 – Esse mapa expressa que característica do planeta ?
4 – Qual o critério considerado para esse tipo de divisão do mundo em países do Norte (ricos) e países do Sul (pobres) ?
5 – por que, no mapa, a regionalização em norte e Sul não corresponde aos hemisférios norte e Sul
definidos a partir da linha do equador?
6 – Volte a observar o mapa “regionalização do mundo em norte e Sul”. Assinale a alternativa que
indica, corretamente, o critério utilizado nessa regionalização.
a) degradação do meio ambiente.
b) Situação geográfica dos países e seus principais problemas geopolíticos.
c) divisão do mundo em países capitalistas e socialistas e regimes políticos.
d) aspectos naturais e localização geográfica dos países.
e) Condições socioeconômicas dos países, de suas populações e níveis de industrialização

quarta-feira, 27 de julho de 2011

bandeiras estados brasileiros para colorir

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OS ESTADOS BRASILEIROS, BANDEIRAS, HISTÓRICO, SIMBOLISMO.



Cada aluno receberá a bandeira de um estado brasileiro conforme o exemplo
Deverá pintar com as cores corretas e fazer uma resumo sobre o Estado que lhe coube




(PARA ACESSAR O HISTÓRICO E SIMBOLISMO, CLIQUE SOBRE A IMAGEM)

http://www.suapesquisa.com/estadosbrasileiros/


 

ACRE (AC)

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ALAGOAS (AL)

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AMAPÁ (AP)

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AMAZONAS (AM)

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BAHIA (BA)

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CEARÁ (CE)

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DISTRITO FEDERAL (DF)

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ESPÍRITO SANTO (ES)

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GOIÁS (GO)

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MARANHÃO (MA)
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MATO GROSSO DO SUL (MS)

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MATO GROSSO (MT)

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MINAS GERAIS (MG)

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PARÁ (PA)

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PARAÍBA (PB)

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PARANÁ (PR)

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PERNAMBUCO (PE)

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PIAUÍ (PI)

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RIO DE JANEIRO (RJ)

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RIO GRANDE DO SUL (RS)

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RIO GRANDE DO NORTE (RN)

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RONDÔNIA (RO)

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RORAIMA (RR)

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SANTA CATARINA (SC)

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SÃO PAULO (SP)

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SERGIPE (SE)

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TOCANTINS (TO)

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quarta-feira, 20 de julho de 2011

TRABALHO DE PESQUISA: OS CONTINENTES

TRABALHO DE PESQUISA SOBRE: OS CONTINENTES.
ASPECTOS FÍSICOS :  LOCALIZAÇÃO, EXTENSÃO TERRITORIAL, DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS( formas do relevo, tipos de vegetação,tipos de clima.
ASPÉCTOS HUMANOS: NÚMEROS DE PAÍSES, NOME DOS PAÍSES,  NÚMERO DE HABITANTES NO CONTINENTE, IDH (EDUCAÇÃO,SAÚDE, LONGEVIDADE), CULTURA.

RESUMÃO CAPITALISMO SOCIALISMO, ATIV








PESQUISA :
ARTESANATO E MANUFATURA.
Extrativismo
O extrativismo é a mais antiga atividade econômica desenvolvida pelos humanos e faz parte do setor primário da economia. 

O Brasil herdou seu nome da extração de pau-brasil. A atividade extrativa tem sido uma constante na história do país. Durante a colonização, praticou-se a extração de madeira e minerais, especialmente do ouro.

Atualmente as reservas extrativas – espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável – exercem importante papel na conservação dos recursos naturais renováveis.
O extrativismo pode ser de três tipos: vegetal, animal e mineral.
Extrativismo vegetal - coleta de frutos silvestres e a derrubada de matas para fornecimento de madeira e lenha.
Extrativismo animal - caça e a pesca com fins econômicos.
Extrativismo mineral - exploração ou retirada de minérios como ferro, alumínio, carvão, petróleo etc.



Atividades

1- Organize as letras e descubra o nome de um produto da extração vegetal brasilleira.
a) Usada como combustível: nhela
b) Extraído da seringueira para fabricação de borracha: xatel
c) Usada na fabricação de óleos: ticicaoi
d) Cera vegetal usada na fabricação de velas, tintas, vernizes etc. nacaruba
e) Usada no chá e também pelos gaúchos para fazer o chimarrão vaer-tema
f) Usada na fabricação de óleos: baçuba
g) Usado como combustível: vaocar-talvege
h) Tipo de amêndoa extraída na Região Norte nhacasta-od-rapa



2 – Escreva no parênteses

EV - extrativismo vegetal, 
EA - extrativismo animal
EM – extrativismo mineral



( ) coleta de frutos silvestres
( ) retiradas de minérios da natureza
( ) derrubada de matas para extração de madeira
( ) caça e pesca com fins econômicos




Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar os setores de produção econômica. • Identificar as atividades referentes a cada setor.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimentos gerais sobre os setores de produção econômica • Conhecimentos sobre necessidades no mercado de trabalho • Outros conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01
Caro professor (a)
Inicie perguntando aos alunos:


• O que precisamos para sobreviver?
• De onde vêm esses produtos?

Leve os alunos a entender que os alimentos que consumimos, o lugar que habitamos, as roupas que vestimos e todos os bens que temos e que são necessários à nossa sobrevivência, são provenientes dos recursos que encontramos na natureza.
Explique aos alunos que o recurso retirado da natureza é considerado bruto e em muitos casos, necessita beneficiamento: seja para o consumo direto, seja para ser transformado em matéria prima. Identifique com eles exemplos dessas duas situações.
Explique aos alunos que é por meio do trabalho que os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos encontrados na natureza. E que depois de extrair os recursos, para se transformarem em um produto, ele passa por fases que vão refletir a atividade econômica.
Professor, ressalte que as atividades mais elementares, das quais dependem as demais, são aquelas referentes a agricultura, pecuária e extrativismo. Por serem condicionantes das demais atividades, são denominadas primárias e constituem o setor primário da produção.
Destaque que o setor secundário transforma o recurso natural em matéria prima e a matéria prima em produto. Além disso, promove a distribuição dos produtos em forma de atacado (comercialização de grandes quantidades de produtos).
Diga que o setor terciário é responsável pela comercialização do produto, das unidades fabris até os centros de distribuição e desses, às lojas. Além disso, esse setor engloba a prestação de serviços: professores, advogados, vendedores, motoristas, seguranças, entre outros.
A conclusão dessa explicação deverá conduzir os alunos ao entendimento de que todas as atividades econômicas organizam-se por setores.
Com o objetivo de ilustrar essa explicação, passe o vídeo De onde vem o plástico, abaixo especificado. Ressalte que beneficiamento do produto em questão passa por todos os setores de produção econômica





Após a apresentação, será realizado um debate. Nesse sentido, oriente seus alunos para anotar todas as discussões, a fim de elaborar, como exercício de casa, um texto sobre o assunto. As seguintes questões deverão ser analisadas pelo grupo:

• Qual é a matéria-pr ima utilizada na fabricação do plástico?

• Depois de extraído o recurso, qual é a sua destinação?
• Quando o plástico é produzido, qual é a sua destinação final?



Professor, conduza o debate respondendo a tais questionamentos. Explore o caso do plástico, como um exemplo de produto, que passa por várias etapas de beneficiamento e atesta a distinção entre os setores de produção econômica. Procure identificar outros exemplos.

2ª aula
Professor: 

• recapitule as conclusões da aula anterior;
• separe a turma em três equipes;
• peça que eles entrem no site



• selecione os temas que serão apresentados por cada equipe;
• Estabeleça 15 minutos para preparação da apresentação: cada equipe terá a responsabilidade de ler todo o texto do site e preparar a apresentação 
• Estabeleça 20 minutos para apresentação dos grupos

Ao final dessa atividade deverão ser estabelecidas conclusões sobre o tema tratado.


3ª Aula

Recorde as conclusões da aula anterior
Depois disso promova uma competição onde as equipes elaborem uma tabela. Essa deverá ter a especificação de um produto qualquer e identificação das etapas de seu beneficiamento, bem como a especificação do setor da economia onde se insere. Vence o jogo aquele que identificar o maior número de produtos
Exemplo: Milho: cultivo - colheita – debulhagem – armazenamento – beneficiamento – produção de ração – venda
O milho passa pelos três setores da economia até chegar as nossas casas: na agricultura pela produção e beneficiamento do grão (setor primário); na indústria para a transformação do grão em produto e no setor terciário para a venda do produto.
Se houver disponibilidade de tempo na aula, sugira um fórum de discussão sobre as relações existentes entre os setores, para que produtos cheguem até nós. E o que aconteceria se algum dos setores deixasse de existir.




Capitalismo

         O capitalismo se consolidou como sistema político - econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França e Alemanha, durante os séculos 18 e 19. a partir de então, o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado por uma utilização cada vez maior de máquinas, que passaram a substituir o trabalho humano na fabricação de muitas mercadorias.

         Características do capitalismo
         Economia de mercado: a produção é dirigida ao comércio e seu preço é regulado basicamente pela lei da oferta e da procura. Assim, quando a oferta de um determinado produto for maior que a sua procura, o seu preço tende a baixar; e quando a procura por esse produto for maior que a sua oferta, o seu preço tende a aumenta.
Exemplo: no período chuvoso, as verduras e legumes têm seus preços alterados para cima devido a menor oferta do produto em razão do clima.

         Existem outras formas de controle de preços no capitalismo: entre elas estão os monopólios, quando uma empresa controla a oferta e conseqüentemente o preço de um determinado produto.
         Cartéis: quando um grupo de empresas de um mesmo setor formaliza acordos, tendo em vista o controle dos preços de seus produtos.

         Livre concorrência e a busca do lucro: os preços dos bens e serviços são definidos pela livre concorrência, ou seja,  pela competição entre as empresas por um número cada vez maior de consumidores para seus produtos e serviços. Esse fato explica por que encontramos, em duas lojas, por exemplo, um mesmo produto com preços bem diferentes.
         Predomínio da propriedade privada: qualquer indivíduo é livre para comprar empresas, terras ou abrir um negócio próprio, desde que tenha capital suficiente para isso. A maioria dos bens são  de particulares e não do governo.

         Sociedade dividida em classes: no capitalismo existem duas classes sociais: os capitalistas ou donos dos meios de produção (fazendas, bancos, indústrias, etc.) e os trabalhadores ou proletários. Os trabalhadores vendem sua força de trabalho aos capitalistas em troca de salário.










  1. Antes da Revolução Industrial a sociedade produzia roupas, utensílios como panela, copo etc com as mãos. Como é chamado essa técnica de trabalho manual em que não há divisão de trabalho?
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        2- Marque a alternativa correta:
I – No  capitalismo as pessoas não tem a liberdade pra comprar e vender seus produtos.
II- A revolução Industrial, Séc. XVIII, marcou o início do capitalismo comercial.
III- O capitalismo pode ser dividido em duas classes sociais básicas : A burguesia ( proprietária dos meios  de produção ) e  os proletariado (venda de sua força de trabalho).
IV- O expansionismo das multinacionais em direção  aos países periféricos caracterizou -se  pela instalação  de fábricas modernas, destinadas a produzir manufaturados de alta tecnologia utilizando o baixo preço  da mão-de-obra
local.
a- Somente a IV está correta.
b- Somente  I e II estão corretas.
c- Somente  III e IV estão corretas.

3- Caracterize :
- Capitalismo Comercial:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Capitalismo Industrial ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Capitalismo Financeiro : ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- A primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.
I.                    Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II.                  Com a ampliação da divisão Internacional do Trabalho, alguns países europeus  especializaram na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III.                Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem interferir na organização política e territorial da Europa.
Assinale a alternativa correta:
a)      Está correta a I, II, III
b)      Nenhuma está correta
c)       Somente a I está correta.
d)      Está correta a II, III.


Socialismo
         Em razão das grandes desigualdades sociais que marcam o capitalismo desde o seu início, os trabalhadores europeus, a partir do século XIX, começaram a lutar por mudanças que pusessem fim à exploração de que eram vítimas. Uma das alternativas surgidas foi o socialismo, que visava o fim do capitalismo e a formação de uma sociedade mais igualitária.
         Socialização dos meios de produção: todos os meios de produção pertencem a toda a sociedade, permanecendo sob o controle do Estado.
         Portanto, ao contrário do que ocorre no capitalismo, a riqueza gerada pelo trabalho pertence a todos, não podendo servir ao enriquecimento de apenas parte da população.
         Economia planificada e controlada pelo Estado: todos os setores da economia são controlados pelo Estado, que define, por exemplo, os salários dos trabalhadores, o que será produzido, onde, quando e a que preço. Assim, no socialismo não existe a lei da oferta e da procura, e os preços das mercadorias e serviços são fixados pelo governo.
         Sociedade sem divisão de classes: a classe trabalhadora é a única que deve existir em uma sociedade socialista, ou seja, todos trabalham em prol da sociedade, não existindo patrões e empregados, como ocorre no capitalismo.

O fim do socialismo
         O socialismo, sobretudo na União Soviética e no Leste Europeu, caracterizou-se pelo excessivo controle do Estado. As decisões políticas eram tomadas exclusivamente pela classe dirigente, que comandava o país e impedia a participação popular e a liberdade de expressão.
         Somavam-se a isso os problemas econômicos, tecnológicos e a campanha do mundo capitalista ocidental, contra o socialismo.
Países desenvolvidos
         O desenvolvimento de um país ocorre quando há um crescimento de sua economia, isto é, um aumento a produção de bens e serviços acompanhados de melhoria no padrão de vida de sua população.
         Em relação aos indicadores econômicos: as características mais relevantes referem-se ao grau de industrialização e à dependência econômica externa. Assim, os países desenvolvidos são bastante industrializados e não possuem dependência financeira.
         No que se refere aos indicadores sociais: os mais utilizados são as taxas de natalidade e de mortalidade infantil, a expectativa de vida, a taxa de alfabetização, as condições médico-sanitárias e a renda per capita da população. Observa-se que, nos desenvolvidos, a população desfruta de um elevado padrão de vida.

Países subdesenvolvidos
         O subdesenvolvimento de um país, por sua vez, ocorre, quando ele é predominantemente agrícola, geralmente com baixo nível de industrialização, tem economia instável que passa por crises periódicas, além de ser muito dependente financeiramente.
         Em relação aos aspectos sociais, observa-se que, grande parte da população sobrevive em condições precárias.
         Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos também são denominados, respectivamente, pelas expressões Norte e Sul. Essa denominação tem como critério a posição geográfica dos países: os ricos (exceto Austrália e Nova Zelândia - Sul) estão no hemisfério Norte, enquanto os subdesenvolvidos situam-se ao Sul das nações desenvolvidas.

Índice de Desenvolvimento Humano

         Dessa forma, o IDH tem sido um dos critérios mais adequados para se avaliar o desenvolvimento dos países, pois o seu cálculo leva em consideração, ao mesmo tempo, os seguintes indicadores socioeconômicos:
         Taxas de mortalidade infantil e expectativa de vida, que indicam as condições de saúde.
         Taxas de analfabetismo e anos de escolaridade da população, que medem o grau de instrução.
         Renda per capita e capacidade de compra da população, que indicam o nível de renda.
         A combinação de todos esses valores dá origem ao IDH, cujo valor varia de zero até um. Quanto mais próximo de um, melhores serão as condições socioeconômicas e, quanto mais próximas de zero, piores são as condições de vida da população.

Origens do subdesenvolvimento - países

         Historicamente, sofreram um processo de exploração, ou seja, sua riqueza (ouro, prata, produtos agrícolas, etc.) foi apropriada por suas metrópoles européias;
         Na atual divisão internacional do trabalho, são países produtores de gêneros agrícolas e/ou matérias-primas ou foram industrializados recentemente pelas multinacionais.
         A qualidade de vida de suas populações é baixa, ou seja, o índice de Desenvolvimento Humano é baixo ou médio, já que a distribuição de renda é desigual, acarretando a falta de acesso de suas populações à saúde (alta mortalidade infantil, baixa expectativa de vida), à educação (analfabetismo e baixa escolaridade) e até à alimentação (subnutrição e fome).

Revolução Industrial
         Nos últimos dois séculos e meio, a humanidade presenciou um notável desenvolvimento das técnicas, decorrente da utilização de descobertas e conhecimentos científicos no processo produtivo. Disso resultou um grande número de invenções (máquinas, instrumentos, novos tipos de alimentos, etc.), ou seja, ocorreram importantes avanços tecnológicos.
         A intensa transformação do processo produtivo ficou conhecida, historicamente, como Revolução Industrial. Com o uso de máquinas movidas a energia mecânica, as fábricas passaram a produzir de maneira quase ininterrupta, gerando muitos postos de trabalho nas cidades, as quais passaram a atrair um grande contingente de pessoas, provenientes, sobretudo das áreas rurais.
         Assim, muitos centros urbanos cresceram de forma desordenada, tendo suas paisagens transformadas drasticamente. Um grande número de bairros operários pobres surgiu em torno das fábricas, e estas, por sua vez, despontaram com suas chaminés, lançando grandes colunas de fumaça.
         Com a revolução nas técnicas de produção e a organização do trabalho a partir de então estabelecidas, abriu se um novo caminho para o enriquecimento dos países: a produção fabril, o livre comércio (concorrência), o investimento em tecnologia e a ampliação do mercado mundial.
         A Revolução Industrial provocou ainda uma Revolução Agrícola, com a produção de instrumentos para o trabalho na terra e com a modificação do sistema de propriedade e de organização do trabalho no campo. Os que permaneceram no campo passaram a produzir bens para o abastecimento urbano, ou matéria-prima para a indústria.
         Adaptado de geografia homem e espaço p. (16,19).


         A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII e, no século XIX, já havia se estendido para outros países europeus. Processo que provocou profundas mudanças na sociedade, na economia e, portanto, na organização do espaço, a Revolução Industrial teve como elemento dinamizador a invenção da máquina a vapor movida pelo carvão mineral, principal fonte energética desse período. As antigas formas de produção artesanal e manufatureira foram aos poucos sendo abandonadas.

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Atividades – no caderno
n      Diferencie divisão social do trabalho de divisão internacional do trabalho.
n      De que maneira a retirada de riquezas da América contribuiu para o desenvolvimento industrial na Europa?
n      Cite quais são as principais características do capitalismo e do socialismo.
n      Além da economia de mercado, quais são os outros meios de controle de preços no capitalismo?
n      O que são os cartéis e os monopólios?
n      O que foi o mercantilismo?
n      Cite as principais mudanças ocorridas, devido á revolução industrial.
n      A construção de indústrias contribui com a alteração do espaço geográfico? Explique como.

n     Reescreva as frases a seguir, corrigindo os erros se necessário.

   No capitalismo a classe social dominante é a dos proletários, que são os donos dos meios de produção.
   O petróleo foi a principal fonte de energia durante a Revolução Francesa.
    O capitalismo a economia visa, em primeiro lugar, aos interesses sociais.
  Cuba é o único país capitalista da América.

nCite as características que confirmam que um país é desenvolvido.




 O COMÉRCIO





C
o
mércio é a troca de produtos. Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.


O comércio pode estar relacionado com a economia formal que é firma registrada dentro da lei ou à economia informal que são firmas sem registros que não pagam impostos. O comércio informal traz prejuízos ao país, pois clonam qualquer tipo de produto para a venda mais barata e isso resulta em altíssimos prejuízos.


O mercado é o lugar público onde negociantes expõem e vendem seus produtos. O surgimento do mercado como um espaço físico ocorreu na antiguidade antes da invenção do dinheiro. Independentemente da existência do dinheiro, é a oferta e a procura por mercadorias ou serviços que permite a existência do comércio.


O comércio pode ser realizado entre países, o que chamamos de comércio exterior. Nesse caso, o país se organiza para importar e exportar. Exportar é quando um produto ou bem é vendido para fora do país e importar consiste na entrada de um produto estrangeiro no país. O comércio atacadista vende produtos em grandes quantidades visando donos de mercados que recebem descontos maiores por ainda revenderem a mercadoria enquanto o varejista vende produtos unitários e visa os consumidores finais para o próprio consumo do
produto.


Complete o texto com as palavras do banco de palavras e forme um texto sobre comércio.

mercadorias – importar – atacadista - mercado – exterior - informal - dinheiro – comércio- formal

............................... é a troca de produtos. Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o .................. pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
O comércio pode estar relacionado com a economia ........................ que é firma registrada dentro da lei ou à economia ............................. que são firmas sem registros que não pagam impostos. O comércio informal traz prejuízos ao país, pois clonam qualquer tipo de produto para a venda mais barata e isso resulta em altíssimos prejuízos.
O ................................... é o lugar público onde negociantes expõem e vendem seus produtos. O surgimento do mercado como um espaço físico ocorreu na antiguidade antes da invenção do dinheiro. Independentemente da existência do dinheiro, é a oferta e a procura por .................................ou serviços que permite a existência do comércio.
O comércio pode ser realizado entre países, o que chamamos de comércio ........................ Nesse caso, o país se organiza para importar e exportar. Exportar é quando um produto ou bem é vendido para fora do país e ............................. consiste na entrada de um produto estrangeiro no país. O comércio ...................................... vende produtos em grandes quantidades visando donos de mercados que recebem descontos maiores por ainda revenderem a mercadoria enquanto o varejista vende produtos unitários e visa os consumidores finais para o próprio consumo do produto.