GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sábado, 6 de agosto de 2011

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO

INTRODUÇÃO.

       Este texto procura apresentar as principais impressões levantadas durante a aula de campo no rio verde. Precisamente ponte de madeira até  a área da prainha na região do Kazonato. A aula foi realizada no dia 09-04-11 sob a orientação da professora Gislaine F. dos Santos, professor  Iran,  envolvendo área de Ciências Humanas.Contando com a participação dos alunos  Dalila 2º ano, Jucinéia,  Taiane  ( 1º ano), Moisés e Maria Luzinete do 1º ano Ens. Médio. Também tivemos a presença do Secretário do meio ambiente Edu Paskoski,  os policiais civil Anderson e Jorge Luis, o Vereador Marcio Albieri,  Corpo de bombeiro, Luis do SAAE.
        O objetivo da aula foi promover, a partir das discussões teóricas feitas em sala de aula, sobre os domínios morfoclimáticos  e  como está a forma de  organização social  nas vertentes do Rio Verde.
       Para uma melhor organização das aulas e aproveitamento das atividades em campo foi montado um roteiro. Neste roteiro continha os objetivos das aulas, as datas e os horários de saída para o campo e os pontos das paradas técnicas.
       Os pontos para paradas técnicas foram escolhidos previamente pela professora Gislaine de geografia, alunos e pela SAMA. O critério de escolha para cada parada foi o grau de relevância dos lugares para a observação e análise.

METODOLOGIA APLICADA.


       Foi utilizado como material de apoio máquinas fotográfica, filmadora, equipamentos como barcos e salva vidas.
       Na aula de campo realizada no Rio Verde foram visitadas  a área onde os turistas locais praticam momentos de lazer mas que promovem impacto pelo fato de  deixarem as margens do rio,  todos os tipos de lixo como: latas de refrigerante e cerveja, fraldas descartáveis, sacolas plásticas e outras, garrafas pet, garrafas de vidros entre outros.
       Também foi analisada o meio ambiente na região conhecida como pedreira. Essa área foi apresentada através da polícia judiciária civil que afirmou-nos sendo área de refúgio para usuário de drogas. Estávamos no rio, e verificamos que a área estava isolada. A TV conquista nos ligou exatamente no momento de análise dessa região, que se deslocou imediatamente para nos acompanhar e assim elaborarem sua matéria. Foi detectado larva do mosquito da dengue, e o solo estava coberto de lixos. Lixos como ferro velho, roupas, vasilhas, sacolas, garrafas etc.
       Atualmente verifica-se uma ocupação ilegal em uma das áreas de APP. Identificada através da SAMA como Macuco. Tendo em vista que, sobre este fato procuraremos o órgão competente para esclarecer- nos como andam o planejamento urbano nessa área considerada problemática do ponto de vista ambiental e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário