GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sábado, 6 de agosto de 2011

PLANO DE ESTUDO SOBRE TECNOLOGIA

TECNOLOGIA;

OBJETIVO GERAL.

Analisar os diferentes momentos da história da tecnologia.Reconhecendo o seu papel na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.

Envolvidos na ação.
Segundo ano . Ensino fundamental – Vespertino (Geografia)
Primeiro Ano . Ensino Fundamental – Noturno ( Geografia)

Objetivos Específico

·        Comparação entre o uso de técnicas e tecnologia  por meio do trabalho humano nas cidades e no campo envolvendo modos de vida de diferentes grupos sociais.
·        Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.

4 – Justificativa.

        O tema a ser pesquisado será tecnologia pois enfoca o papel das tecnologias na configuração das paisagens urbanas e rurais.
Abordaremos conhecimento a respeito dos comparativos de como diferentes grupos sociais utilizam e elaboram técnicas e tecnologias para superar seus problemas cotidianos.
        É de estrema importância compreender como o trabalho humano e as diferentes formas de apropriação da natureza constituíram e diferenciaram os espaços geográficos.
Sendo       a geografia uma ciência que estuda o espaço geográfico, analisa, interpreta e organiza o meio em que vivemos, buscando em seu conhecimento analisar e obter informações entre o homem e o meio em que nos propomos realizar esta pesquisa com intuito de estar dando nossa particular contribuição nas questões sociais existentes.
        O trabalho e as tecnologias influem nos ritmos da cidade e do campo, nas suas formas, na sua organização, como se relacionam com a vida cotidiana, qual seu papel: o conforto e trazem, os benefícios e malefícios. É possível comparar técnicas e tecnologias antigas e modernas – como, por exemplo, o martelo e a serra elétrica, a colheita manual e a industrializada – e avaliar se o que é mais moderno é realmente melhor. Pode-se estudar como as tecnologias aparecem distribuídas nas paisagens e nas diferentes atividades: Onde estão, por quem são utilizadas. Quem tem acesso a elas.Por exemplo, que mudanças ocorreram com a invenção da geladeira ou da energia elétrica.Como diferentes setores da sociedade usam e abusam das tecnologias e quais suas responsabilidades perante o meio ambiente, nos desmatamentos, no  lançamento de poluentes para a atmosfera.Quem são os atores sociais que definem quais e como se utilizam as tecnologias e quem sofre os prejuízos de seu uso indevido.

Desenvolvimento:

·        Preparação de roteiros, levantamento bibliográfico sobre atividades econômicas: indústria, comércio e prestação de serviços.
·        Reprodução de instrumentos representando grupos sociais enfocando técnicas e tecnologias.
·        Intercâmbio de informações com pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, por meio de filmes, jornais, vídeos documentários etc.
·        Uso de textos escritos e orais e representações gráficas (narrativas, resportagens, pesquisas, objetos, fotos,ilustrações, maquetes, desenhos, etc) tanto para busca de informações (levantamento, seleção, observação, comparação, interpretação) quanto para registro e comunicação de dados.
·        Aula de campos na Usina hidrelétrica Canoa Quebrada.
·        Elaborar um questionário.

Avaliação :  acontecerá durante todo o processo de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário