GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

MIGRAÇÃO



Atividade sobre Migração


A hora da estrela é o penúltimo romance e último livro publicado em vida pela escritora brasileira Clarice Lispector.
O romance conta a história da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. O livro possui duas temáticas: é uma obra sobre a vida de uma retirante na cidade grande, mas também uma reflexão sobre o papel do escritor na sociedade moderna. É talvez o seu romance mais famoso, sendo adaptado para o cinema por Suzana Amaral em 1985.
Atividade.
Desembaralhe as sílabas e descubra a  resposta.
1 – Nome que se dá a migração da população rural para as cidades = do – ê – xo * ral - ru
2 - Migrações que se processam no interior de um país = nas- ter - in
3 – Sua extração, para fabricação da borracha traiu grande quantidade de migrantes para região da Amazônia = tex - lá
4 -   Migração que se realiza de um país para o outro = na- ex- ter
5 -  Migração de uma região para outra = nal- ter – in – gio - re
6 – Migração que se dá sem que o migrante saia mais do local para onde foi, ou que não voltei mais para o local de onde saiu =ni - va- de – fi - ti
7 - Migração que se realiza dentro da mesma região = nal – tra- in – re - gio
8 - Quando a migração se dá por um determinado tempo ou período = po – tem – ria – rá
9 - Quando a migração se dá por vontade própria do migrante = tâ – ex – nea - pon
10 - Quando a migração se dá por uma vontade externa ao interesse do migrante = ça- for - da
11 - Quando a migração se dá de um modo previsto a fim de cumprir um determinado objetivo =  da- ne - ja - pla
 12 - Tipo de migração que se dá com a transferência de populações urbanas para o espaço rural = do – ê – xo * no – ur - ba
13 - Tipo de migração relacionada as estações do ano. É uma migração temporária onde o migrante sai de um determinado local em um determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano = zo – sa - nal
14 - Tipo de migração característico de grandes cidades, no qual o trabalhador sai  todas as manhãs para trabalhar  numa cidade próxima , e retorna no final do dia =  du- pen - lar
15 - Tipo de migração, que se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimentos, abrigo, etc. Esse tipo de migração é típico de sociedades primitivas e por conta disso se encontra em extinção = dis – no – ma - mo

Respostas
1 – êxodo rural
2 – internas
3 – látex
4 – Externa
5 – Interregional.
6 – definitiva
7 -  intrarregional
8 -  temporária
9 – espontânea
10 – forçada
11 – planejada
12 – êxodo urbano
13 -  sazonal
14 -  pendular
15 - nomadismo


Migração


1 – Encaixe as palavras do quadro abaixo nos espaços em branco, para formar o texto
planejada - África – econômico -  repulsão – interna – animais – cultural -  migração – atração – fenômeno – xenofobia – clima – povos – planejada.
............................... equivale essencialmente ao processo de deslocamento populacional. Diferentes motivações podem estar por trás desse movimento, mas elas se dividem em apenas dois grupos: fatores de ..................................., como violência, catástrofes naturais e guerras e fatores de .........................., como raízes sócio-econômicas, como a busca por melhores condições de vida e de trabalho.
Não só as pessoas estão sujeitas ao ........................ migratório: muitos .........................., incluindo pássaros, baleias, tartarugas e até insetos, também costumam procurar um novo local para viver. Eles buscam, muitas vezes, terras com ................................ mais apropriado, fartura de alimentos e melhores oportunidades de reprodução.
As migrações recebem diversas classificações, dentre as quais: ................................ ou externa; intrarregional ou interregional ;  definitiva ou ..................................; e espontânea, forçada ou ......................... As suas consequencias também são variadas. Isso porque, ao mesmo tempo em que podem contribuir para o povoamento e desenvolvimento .................................. de uma região e difusão ................................. entre diferentes ........................, podem também motivar a .........................................  e a mudança de costumes locais.
Em uma autentica viagem no túnel do tempo, pesquisadores acreditam hoje, com base em estudos de DNA, que o primeiro deslocamento espacial bem-sucedido do Homo sapiens, que teria surgido na .................................., foi em direção à Arábia Saudita, à Índia e à Austrália, e não à Europa, como se imaginava.
Já no mundo atual, as migrações mais recorrentes são:
-  a transumância, realizada pelos sertanejos do Nordeste brasileiro;
- a de neonazistas, ligada à volta do nazismo à Europa ;
- e a de mexicanos para os Estados Unidos.

2  – Pesquise e responda.  O que é?
a) Xenofobia
b) DNA
c) Homo sapiens
d) Transumância
e) Neonazismo.

3 – A que tipo de migração refere-se a  música "Asa branca", de Luiz Gonzaga:
"Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo,
Pra mim voltar pro meu sertão".

4 – Estabelecendo uma relação com o texto, explique, com suas palavras, a imagem abaixo.


Respostas.
1 -  MIGRAÇÃO equivale essencialmente ao processo de deslocamento populacional. Diferentes motivações podem estar por trás desse movimento, mas elas se dividem em apenas dois grupos: fatores de REPULSÃO, como violência, catástrofes naturais e guerras e fatores de ATRAÇÃO, como raízes sócio-econômicas, como a busca por melhores condições de vida e de trabalho.
Não só as pessoas estão sujeitas ao FENÔMENO migratório: muitos ANIMAIS, incluindo pássaros, baleias, tartarugas e até insetos, também costumam procurar um novo local para viver. Eles buscam, muitas vezes, terras com CLIMA mais apropriado, fartura de alimentos e melhores oportunidades de reprodução.
As migrações recebem diversas classificações, dentre as quais: INTERNA ou externa; intrarregional ou interregional ;  definitiva ou TEMPORÁRIA; e espontânea, forçada ou PLANEJADA. As suas consequencias também são variadas. Isso porque, ao mesmo tempo em que podem contribuir para o povoamento e desenvolvimento ECONÔMICO de uma região e difusão CULTURAL entre diferentes POVOS, podem também motivar a XENOOFOBIA  e a mudança de costumes locais.
Em uma autentica viagem no túnel do tempo, pesquisadores acreditam hoje, com base em estudos de DNA, que o primeiro deslocamento espacial bem-sucedido do Homo sapiens, que teria surgido na ÁFRICA, foi em direção à Arábia Saudita, à Índia e à Austrália, e não à Europa, como se imaginava.
Já no mundo atual, as migrações mais recorrentes são:
-  a transumância, realizada pelos sertanejos do Nordeste brasileiro;
- a de neonazistas, ligada à volta do nazismo à Europa ;
- e a de mexicanos para os Estados Unidos.

2 - 
a) medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,
b) composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus
c) humano, ser humano, pessoa, gente,
d) movimento causado por fatores climáticos, com a mudança das estações ou secas temporárias. O pastor nômade das regiões montanhosas, por exemplo, é um transumante. Ele vive com seu rebanho nas montanhas, durante o verão e o outono e na planície, durante o inverno e a primavera.No Brasil, a transumância ocorre entre o Sertão e a Zona da Mata do Nordeste.
e) movimento que busca o resgate do nazismo ou nacional-socialismo, ideologia política propagada por Adolf Hitler, no começo da década de 1920.

3 - Transumância
.
4 - Resposta pessoal

Texto texto adaptado da revista Coquetel - Conhecer ( ENEM + Vestibular) número 7,
Exercícios formulados por prof. Elizabeth
imagem: web (recebi por e-mail)

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o artigo feito pela professora, muito instrutivo e bem elaborado os exercícios, precisamos no pais de mais Professores que buscam levar seus conhecimentos a todos. Parabéns Professora, também sou professor de matemática e química, tentarei seguir teu exemplo e postar alguns assuntos relacionados a este conteúdos na internet, que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  3. Manda a resposta do 4 por favor!!!

    ResponderExcluir