GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ÁGUA ATIV.


Águas do Rio Verde, em Lucas do Rio Verde.Mt


Leitura silenciosa

Sou cristalina e fresca Salgada e doce Todos dependem de mim; Sou vida. Existo nos rios, nos lagos e mares, Nas geleiras e até nos lençóis subterrâneos Corro nos leitos e pulo de altas quedas; Banho-te todos os dias e mato tua sede; Alegro as plantas quando as rego, E balanço os barcos nos mares. Você acha que sou farta, por isso me desperdiça. Você me polui, me maltrata. Estou morrendo e você nem percebe Pereira, Kátia Silva. Extraído dehttp://ospiti.peacelink.it/zumbi/org/sindae/aguaviva/pg12i.html.

- Questões sobre o texto. 
1 - De que importante recurso natural fala o texto?
2 - Você conhece o mar? Já foi até a praia? Onde?
3 - Em caso afirmativo, como são as praias? Elas estão limpas?
4- Na sua opinião, o que está causando a poluição dos oceanos e mares?
4 - O lugar onde você mora é banhado pelo oceano?
5 - Que oceano banha o litoral brasileiro?
6 - Qual a importância da água para os seres vivos?
7- O texto relata onde podemos encontrar a água em nosso planeta. Cite os exemplos fornecidos pela autora.
8 - Quais as utilidades da água enumeradas no texto?
9 - Qual a mensagem final da autora sobre a água ?
10 - Dê uma dica para quem quer colaborar com o  planeta economizando água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário